3 de julho de 2011

Filosofando sobre a vida: Nao dá para ignorar!

Precisamos rever as bases da nossa sociedade, do sistema em que vivemos. 
Uma profunda transformação deve ocorrer dentro de cada família, dentro de cada pessoa. 
Precisamos aprender a amar a nós mesmos antes de qualquer outra coisa. 

     As crianças precisam receber mais carinho, amor e atenção de seus pais e educadores. Mas como os elas terão isto se seus mestres, aqueles que servem de exemplo, não conseguem amar nem a si próprios? 

     Uma vez aprendi que o melhor ensino é o exemplo, mas cadê este exemplo? Não consigo achá-lo no mundo em que vivo. Tirando as exceções, não vejo exemplos de amor ao próximo, exemplos de pessoas honestas, exemplos de felicidade verdadeira. 


     Tudo parece estar girando em torno de aparências, de valores, do externo e não da nossa essência. Todos vivem como escravos robôs da sociedade, lutando para conseguir as maiores riquezas materiais, os mais altos status dentro da comunidade; vivendo mais para a sociedade do que para si mesmas. Não buscam o auto-conhecimento, não buscam a paz interna, nem a felicidade plena. 

     Assim como precisamos aprender a amar a nós mesmos, precisamos conhecer a nós mesmos. Pois como alguém pode amar aquilo que nem conhece, que não compreende. Não compreendemos tantas coisas em nosso corpo, coisas que nem os mais renomados cientistas sabem explicar. E todos simplesmente ignoram, dizendo não ter importância. O que são os sonhos? Tem alguma função de alerta ou seriam experiências reais enquanto dormimos? Existe vida após a morte? Eu existia antes de nascer? Como eu surgi? Tudo é realmente do jeito que enxergamos ou tudo é energia? 

     Meditar / voltar-se para dentro para entender o que está acontecendo contigo, quais as barreiras que você mesmo criou e que te impedem de prosseguir, de crescer espiritualmente. Será que você consegue ficar sozinho, de olhos fechados e em silêncio por pelo menos 30 minutos e sentir-se em paz? Será que não surgirá em sua mente pensamentos que te atormentam, traumas ou mesmo coisas fúteis e de que nada te contribuem para a sua evolução? 

     Às vezes fico me perguntando: Será que ninguém percebe que a vida na Terra é passageira? Que todos nós um dia "morreremos" e nada daqui levaremos? Tudo o que temos hoje (casa, carro, celular, roupa, dinheiro e todo e qualquer outro bem material) foi adquirido aqui, nesta vida, e aqui ficará quando partirmos.  

"Chegastes de mãos vazias e de mão vazias voltarás." 
"Tudo que tens hoje, pertencia a outra pessoa ontem, e pertencerá a outra no dia de amanhã. Erradamente desfrutastes da ideia que isso te pertence. É esta falsa felicidade a causa dos sofrimentos humanos." 

     De quê adianta ser o mais rico, ter o melhor carro ou celular? Você vai partir da Terra da mesma forma que o mais miserável dos mendigos: sem levar nada, nem mesmo seu corpo físico vai com você. Não percebe então que nem seu próprio corpo físico te pertence? Apenas sua essência, aquilo que você realmente é, vai contigo, e também todas as experiências que você teve em sua vida, todos os conhecimentos acumulados. Então te pergunto: até o momento atual, você adquiriu bons conhecimentos? Já conheceu a si mesmo? 


     Se soubesse que iria morrer agora, independente de sua idade, estaria em paz e satisfeito com sua jornada? Foi feliz e honesto consigo e com os outros? Soube aproveitar cada momento, cada minuto, ou perdeu tempo assistindo programas e vídeos que agora percebe que nada contribuíram para sua evolução? 

     Devemos compreender que a vida na Terra é passageira e que é apenas uma jornada. E a partir do momento em que compreendemos isto, devemos entender que o objetivo da nossa passagem por aqui é a busca de conhecimentos, a eliminação de todos nossos egos e traumas, o auto conhecimento, a evolução! 
Somente assim descobriremos como estar em paz e teremos a felicidade plena. 

     Para aqueles que acreditam na reencarnação e também para os que não acreditam: estamos reencarnando já tantas e tantas vezes, e se estamos aqui e agora novamente é porque ainda não conseguimos eliminar todos os nossos problemas. Poxa! Se sabemos que o objetivo da reencarnação é crescer internamente e evoluir, por que não começamos a fazer isto a partir de agora? Para que perder tempo vendo novelas que só mostram sexo, bebidas alcoólicas e violência; programas de tv e vídeos na internet fúteis? Há tanta coisa a ser aprendida e tão pouco tempo. Logicamente a diversão não deve ser deixada de lado, nunca! Mas não foi isso que eu quis dizer e acho que você entendeu meu recado, rsrs. 

     (Dentro da minha própria casa acontece uma contradição deste tipo: meus pais me ensinaram desde criança sobre a existência da vida após a morte, reencarnação e o objetivo da nossa estadia neste plano físico, nosso querido planeta azul. Então hoje em dia, que dedico grande parte do meu tempo ao meu crescimento espiritual, se me pegam meditando ou lendo sobre espiritualidade, vem todos me proibir e reclamar. Mas, pelo contrário se estou usando o mesmo tempo para assistir um vídeo na internet ou jogar um joguinho qualquer, aí não há problema algum e posso até mesmo ficar mais tempo ainda. Rsrs. O estudo pelo desconhecido gera receio, vai de encontro com paradigmas que as pessoas levam anos para formar e vários fatores tentam te impedir de continuar, mas você deve ser insistente e ter total consciência do que está fazendo, de estar no caminho certo e ciente das futuras vantagens de tal dedicação.) 

     Quanto tempo você separa por dia para se auto-conhecer? Claro que não é para ignorar o sistema em que vivemos, mas devíamos pelo menos dedicar metade de todo santo dia para nosso auto-conhecimento, práticas de meditação, e estudos espiritualistas (que é diferente de espírita), independente de sua religião. 

     Os valores estão sendo perdidos, ignorados, dizimados (ou será que já foram?). Mas eu sou otimista e acredito que com pequenas ações que se começarmos todos a fazer (sem importar se o outro também está fazendo o mesmo e sem se importar do que acharão ou não de você) podemos mudar nossos rumos, sempre para melhor. 

NAMASTE!

2 comentários:

  1. Parabens por suas colocacoes tao apropriadas e claras! Amei cada paragrafo e concordo com vc que cada um de nos temos sim que fazer o melhor de nos
    nao se importando se o irmao ao lado o faz ou deixa de fazer.
    O caminho eh para todos... caminha quem escolhe faze-lo!
    Obrigada por sua contribuicao lancando luzes ao longo da jornada!
    Com amor e luz,
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Joanaa! o/
    Eu é que agradeço suas palavras e seu carinho.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Muita paz e luz!
    Rick.

    ResponderExcluir

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis