1 de julho de 2011

Deuses Indianos - GANESHA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB7hRx_K_DCmA4d0GlzoPWUqbwsnVIoypSUN_fyOaY-R8PbYPvR3hL7Rs1PpTDFIrRwqAk965JStTrM9l7VMQP8n-AlwTx3LE9TfdsswRiEMeOTtqajH8OTElstzdBrkESKyeRgX1LsuE/s400/ATgAAACn9gcHKgJtlpCDML2nCJT6V7fFLYHNEf60GMnuwLZjf9Xskqnlh0Vj2cEyK_SH4RiXtKkh3_GzuQ4dWlVgm4oqAJtU9VAmKHyX9LbrP08c5cxDXH3Z1_X00A.jpegDe acordo com a mitologia hindu, é o deus – elefante, filho primogênito de SHIVA: o supremo dos deuses e da mãe Parvati; a deusa da natureza.

Conhecido como deus dos comerciantes, da prosperidade, da prudência, da política e da sagacidade.

Em seu nascimento, ele recebeu a benção de seu pai de que todos os cerimoniais, todas as escrituras, todos os relacionamentos de importância mundial, deveriam sempre começar com uma invocação a GANESHA para que tivessem maior eficácia.


http://caminhodomeio.files.wordpress.com/2008/12/shri-ganesha-sri-ganapati-om-gam-ganapataye-namaha.jpgDe acordo com as lendas, GANESHA foi o escriba dos textos védicos, usando o seu próprio marfim como pena.

Em seus diversos braços ele carrega um machado, que corta todo mal; as bolinhas que ele tem em mãos chama-se Landhu, seu doce predileto, feito de farinha e grão de bico.

O ratinho é o secretário mais próximo de GANESHA, sendo que todos os pedidos devem ser primeiramente dirigidos a ele, que por sua vez leva ao mestre. Dizem que uma pessoa que reza para GANESHA, nunca encontra obstáculos na vida que não possa superar.

Simbologia:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKqw6U4hyphenhyphenQxapvyrynN5Amew5tXsJtrC0_bvDRyGnlJMxsVpTbz72daZcQufaizKbgb7uNOgXhiX95LjnsB9OboJArKEj-qpZf2-O4oPQnwynqWAmHgRnVWfKc7DdajBfy9Oam4MTFiE0-/s400/ask-ganesha.jpgGanesha tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino indicando sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras.

Ganesha é o Sábio. Ganesha tem na fronte o Vibhuti e um pequeno tridente indicando que é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, indica também, que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo.

As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto realização - "Sravanam", escutar o ensinamento e "Mananam", refletir sobre ele. A tromba representa "Viveka", a capacidade de discriminação entre Nitya, o eterno e ilimitado, e Anitya, o não eterno.

O intelecto do homem comum está sempre preso entre os pares de opostos (as presas), o Sábio não é mais afetado por esses pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza,etc) tendo atingido um estado de equanimidade , representado por uma das presas quebrada.

O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante).

A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado.

O ratinho que fica aos seus pés simboliza o Ego e seus desejos com sua voracidade e cobiça, freqüentemente roubando mais do que pode comer e estocando mais do que pode lembrar.

O Sábio tem o desejo sob total controle, por isso o ratinho olha para cima e aguarda sua permissão para comer os objetos dos sentidos.

Ganesha possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir os obstáculos: A mão superior direita carrega uma machadinha - Ishvara na forma de Ganesha (senhor dos obstáculos) decepa os apegos aos objetos como fonte de felicidade e a falsa identificação com o corpo , elimina os obstáculos para que possamos ter uma mente tranqüila e possibilitar o conhecimento.

A mão superior esquerda leva um laço e ou um lotus - Com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto. O Lotus é a natureza pura, absoluta e imaculada.

A mão inferior direita abençoa com Abhãya Mudra - Este mudra abençoa com prosperidade e destemor. Freqüentemente encontramos um Japa-mala, mostrando que esta prosperidade está na forma de Japa (repetição de um mantra) a mais eficaz técnica de preparação da mente.

A mão inferior esquerda oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto-conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis