5 de agosto de 2011

Som dos Sinos de Cristal - Cuencos Tibetanos

Os cuencos (ou cuencos tibetanos) de cristal são vasilhas circulares construidas artesanalmente a partir de quartzo de silício com 99% de pureza. São especialmente desenhadas, capazes de emitir pulsos acústicos de alta frequência vibratória, traduzido por notas musicais. Produzem um som expansivo, evocador de templos sagrados, que têm a capacidade de curar e transformar, além de harmonizar e limpar o ambiente.

O som dos sinos de cristal pode ressoar de modo especialmente harmonioso e único com o corpo humano, pois, segundo Marcel Voguel, chefe de Investigação da IBM, “nossos tecido humanos, sadios, são por natureza mais cristalinos do que fuidos, além de a estrutura do osso e do colágeno serem compostas, em parte, de cristal de fosfato de cálcio. Todos esses cristais devem ter, obviamente, um potencial de ressonância, e, sem dúvida, o som produzido pelo cristal de quartzo se mostra afinado harmoniosamente com a nossa própria estrutura cristalina.”
(Gaynor, NL – Sons que Curam. Ed. Cultrix, 2001)

A sua utilização tem crescido, e, atualmente, é usado por todos os terapeutas holísticos, quer sejam terapeutas do som, massoterapeutas, mestres Reiki ou, simplesmente, pessoas que usam para obter mais discernimento na vida e paz em seus dias.

Um aspecto extremamente interessante no uso das Tigelas Cantantes é que, através de seu som, podemos transmutar nossas frequências, modificando assim o nosso nível vibratório, modificação esta que pode representar a chave para o retorno ao bem-estar e à saúde, e a plena transformação de nosso Eu. E com a mudança de nossa frequência vibratória podemos aprender a atrair PAZ e HARMONIA aos nossos dias, transformando, inclusive, o que está ao nosso redor.

CORPO E MENTE EM HARMONIA COM O SOM:
(Assista aos vídeos no final!)

O poder otimizador e terapêutico dos cuencos tibetanos e outros instrumentos e cantos de origem xamãnica desde muitas culturas pré históricas e civilizações especialmente em sua vanguarda intelectual e espiritual conheciam o poder da música. A música provoca certas mudanças biológicas, harmoniza a respiração e altera o índice da pressão externa do sangue, alivia a fadiga muscular, aumenta o limiar da sensibilidade, afeta positiva ou negativamente sobre as emoções, humor e sentimentos, individuais e coletivos, facilita o acesso a outras formas de conhecimento. Não qualquer música, aquela composta e executada para produzir tais efeitos, não só a música, mas a oração, o salmo, os cânticos, mantras, tem provado efeitos poderosos comprovados por muitos profissionais da ciência, das artes e da saúde ao longo dos séculos.

O som da sílaba sagrada OM sussurrada pode desencadear uma onda de vibração na região do cérebro localizada entre os olhos e sob a testa, a extensão do fonema “M” empurrando o ar pelo nariz a vibração se propaga para o centro do crânio, fazendo vibrar por ressonância as glândulas hipófise e pineal. A hipófise controla a síntese de muitos hormônios e se relaciona com o equilíbrio e orientação do corpo no espaço. A glândula pineal controla o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos e a pulsação rítmica das glândulas sexuais. A música desempenhou um papel social e coletivo em diferentes áreas; guerras, propaganda política, erótica, religioso e terapêutico. 

Os cuencos “cantores tibetanos” não são apenas entretenimento e sim alta tecnologia para equilibrar o campo mental.

Conheça alguns benefícios que os cuencos trazem para o organismo:

  • Melhora nos estados de depressão, angústia e estresse;
  • Contratura muscular;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Aumento da energia e estados de ânimo;
  • Limpeza e equilíbrio dos chakras;
  • Aumenta mecanismo de defesa do organismo.


Assista aqui alguns vídeos sobre os Cuencos Tibetanos e desfrute e relaxe com suas ótimas vibrações:


Muita Paz e Luz!

2 comentários:

  1. Bom dia, Rick
    agradecida pelos esclarecimentos...ja tive oportunidade de participar de uma reuniâo com demonstraçâo - mas pouca explicaçâo - dos cuencos...
    Sou Terapeuta de Reiki, Terapia com Cristais e Magnified Healing. Estou pensando em acrescentar um cuenco aos meus instrumentos; Onde eu encontraria em Sâo Paulo?um abraço de Luz para voce.Carmen

    ResponderExcluir
  2. Olá Carmen,
    me desculpe, mas não sei lhe informar onde você encontraria os famosos Cuencos, pois não sou do estado de São Paulo.

    Indico que pesquise no google por "cuencos tibetanos + estado ou a cidade que você deseja encontrar".

    Vou ficar devendo essa.
    Abraços. ;)

    ResponderExcluir

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis