6 de outubro de 2011

Como se concentrar na prática dos mantras?

Os mantras são um idioma entre os níveis de consciência, por conseguinte, é importante repeti-los para que sua consciência aprofunde-se e expanda-se, como uma semente que cresce e torna-se uma árvore. Na consciência ordinária, física, a nossa consciência e mesmo a nossa identidade são monopolizadas pelos fenômenos, experenciados  através dos cinco sentidos. Estamos preocupados com o que vemos, lemos, ouvimos, sentimos na pele etc... Na consciência habitual dos sonhos, incluindo os devaneios, a nossa consciência é também contraída e absorvida  na memória, como ansiedade, desejo e julgamentos. Para conseguir os benefícios da sadhana de mantras, devemos nos concentrar não apenas sobre o som ou a pronúncia, mas, também, no seu significado ou direção na qual ele aponta. A significação de um mantra pode ser mais facilmente entendida como um bhava ou uma sensação, associados com idéias tais como amor, entrega, força, sabedoria, abundância, brilho, paz. O benefícios seria ainda maior se pudéssemos nos recordar do estado de consciência sentido durante a iniciação do mantra. O mantra é, essencialmente, um veículo de consciência e recorda-nos o estado em que estávamos na iniciação.

A iniciação aos mantras é um evento muito sagrado e tem um longa preparação do iniciador e do iniciado. Por exemplo, é raro observar um dia de silêncio, um dia de intensa prática de Yoga, e cantar na cerimônia, como normalmente se faz antes da iniciação. Lembre-se, assim, do estado de consciência, com seu amor, sua pureza, sua equanimidade, a imensa calma e a energia que você cultivou antes e durante a iniciação.

As sílabas semente germinam durante a iniciação no mantra. Mais tarde, com a prática, elas irão crescerem como uma planta, se colocamos de lado nossas preocupações. Podemos praticá-los durante as atividades que não exigem muita concentração, como andando ou se locomovendo de carro, mesmo quando temos que dirigir, se o trajeto nos é familiar e não há muito tráfego. Tal prática permite-nos, também, aplacar a ansiedade mental, afastando os pensamentos triviais, que, normalmente, esgotam a nossa energia mental.

Se a prática dá-se com a aspiração correspondendo ao significado do mantra, seja amor, sabedoria, força, abundância ou iluminação, por exemplo, ela cria as condições ideais em que tais estados descem do plano mental e manifestam-se, de forma mágica, no nível material. Como a nossa vida é, basicamente, a conseqüência de nossos pensamentos, palavras e ações passados, ou seja, nosso karma, substituindo os pensamentos usuais antigos pelo mantra, as tendências cármicas perdem as suas forças e secam. No entanto, essa aspiração não deve conter sentimentos de impaciência, esperança ou dúvida, mas deve ser permeada por confiança na eficácia do poder do mantra, e entrega à Vontade Divina. A aspiração mais é, simplesmente, "que Sua vontade e não a minha seja feita". Assim, tudo o que recebemos estará de acordo com a vontade divina, superando a ilusão do ego de ser o “autor”, “aquele que faz”.

Quando nossos mental é perturbado pelas dificuldades da vida, a repetição dos mantras pode ser praticada como uma espécie bálsamo, para aliviar ansiedade, tristeza mental ou agitação. Mesmo se o mental competir com a recitação da mantra, o último esgotará, gradualmente o mental, deixando –o em um e estado pacífico.

Os mantras podem ser recitados antes de praticar a meditação, como uma ajuda para concentrar a mente, preparando-a para a meditação.

O melhor é praticar o mantra continuamente por uma período determinado ou por um número de repetições predeterminado, para desenvolver sua força de vontade; no entanto, se as circunstâncias exigirem que você ponha sua atenção em algo mais, a prática do mantra deve ser temporariamente posta de lado, até que se possa retornar com atenção plena.

Todos os direitos reservados: Sr. Govindan Satchidananda

Publicado por Mharcya de Sá em 16 abril 2011 às 14:10 em MANTRAS

Se você deseja conhecer, ouvir online e baixar alguns dos mantras que ouço, CLIQUE AQUI: MÚSICAS e MANTRAS e clique na pasta Mantras.
Indico também o artigo: JAPAMALA para saber sobre o número adequado de repetições para entoar os mantras e um bom instrumento para auxiliar nesta prática.

NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis