24 de novembro de 2012

[Relatos] Mudança de Alimentação - Vegetarianismo - 01


Quem acompanha o blog, deve ter reparado que já publiquei vários artigos e vídeos sobre a alimentação e a saúde, dando uma certa atenção ao vegetarianismo. Existe até mesmo um marcador de nome "Vegetarianismo" que reúne todos esses artigos e também os futuros. 

Apesar de ser a favor desse modo de alimentação (onde retiramos da mesa principalmente a carne) e mesmo tendo interesse em mudar a minha alimentação, até então eu não seguia uma dieta sem a presença da carne, principalmente por dependência familiar, por dificuldade em alterar a alimentação diária dentro de casa. Quando falei a primeira vez para meus pais que não iria mais comer carne eles simplesmente disseram: "Não vai não, porque não vou ficar cozinhar comida sem carne só pra você, ainda mais aquela soja fedida" rsrs. Mas agora a situação já está melhor.

Os Motivos...
Os motivos para preferir a alimentação sem restos mortais de animais, são várias, dentre as quais posso citar:

  • a questão da saúde (toxinas e substâncias presentes na carne podem trazer problemas de saúde, o processo de digestão da carne pelo nosso estômago envolve gastos desnecessários de tempo e metabolismo - o corpo humano não foi feito para digerir a carne: dentes e estômago incompatíveis);
  • a questão do gosto (já percebeu que uma carne mal temperada não tem gosto de nada? E de que é feito o tempero? De substâncias naturais: alho, sal, etc. Ou seja, modificamos o gosto daquilo para enganar nosso próprio corpo.)
  • a questão da ética pessoal (essa questão juntamente com a próxima, são as que considero principais para a minha opção de mudança de alimentação. A partir do momento que passamos a realmente colocar em ação a prática do amor e respeito por todos os seres vivos existentes, é impossível fechar os olhos para os animais. A forma como a sociedade trata os animais, criando e estocando apenas para o consumo e para o lucro, é algo indiscutível para mim. Animais sem o direito de viver, sem a chance de evoluir, diferentemente da época em que o homem caçava apenas o necessário e ainda fazia um reverenciamento por esse animal caçado. - assista esse documentário apenas para saber como é a realidade dos matadouros atuais);
  • a questão energética (por último, destaco essa questão pelo fato de já ter sido comprovado por mim e por outras pessoas: o consumo de carne interfere bastante na sutilização de nossas energias e sensibilidade. Para quem mexe com terapias holísticas e que possui uma certa sensibilidade, sabe do que estou falando. E por isso, trocar a carne por outros alimentos naturais que possam fornecer a proteína necessária é algo que faz diferença na sutilização das próprias energias);

Este é um assunto polêmico, sendo que cada um deve pesquisar e tirar suas próprias conclusões sobre aquilo que acha melhor. Não recrimino nem discrimino quem é ou que não é vegetariano, acho que cada um tem sua escolha e cada um tem seu tempo de evolução pessoal. Imagino que com o tempo mais e mais pessoas deixarão de comer carne, por um processo natural de melhor entendimento e auto-conhecimento.

O preparatório...
Mas, como já estava decidido a mudar, desde Setembro deste ano, 2012, comecei a reduzir o consumo de carne, comendo somente nos almoços de 2ª a 6ª feira. Não tive nenhum problema em questão de saúde, comprovando para mim que a quantidade de proteína que comemos é além do necessário. (Mas a consulta de um nutricionista é bastante importante e recomendada). - Ah devo ressaltar que consumo diariamente bastante verduras e legumes nas refeições. - Algumas vezes quando via um pedaço de carne na janta me dava um pouco de vontade de comer um pedaço de carne, mas quando colocava na boca a vontade já ia embora, rsrs. Acho que já é o corpo se acostumando com o hábito.

A Mudança...
Enfim, finalmente me surgiu a oportunidade de escolher a opção de comida vegetariana na faculdade onde estudo e agora estou retirando a carne de meu dia-a-dia. Agora de 2ª a 6ª feira não comerei carne em nenhum momento, já que almoço e janto na faculdade, onde há um cardápio vegetariano variado. (Finais de semana ainda não sei ao certo.) Eu não quero ser radical logo de início e nem chato, então em situações não comuns, como um passeio ou uma festa, não deixarei de comer alguma coisa que tenha carne. Mas logicamente não irei em um churrasco mais, rsrsrs. É possível também que depois de um certo tempo, meu corpo passe a rejeitar a carne então, neste momento, terei que tomar uma mudança total. Enquanto isso não ocorre continuarei provando um sushi aqui, um sashimi alí rsrs.


Próximos relatos...
Nos próximos relatos sobre essa mudança de alimentação, serei mais breve (alguém conseguiu ler até aqui?) e relatarei como está sendo a minha adaptação, as reações do meu corpo e mente, assim como pretendo descrever os alimentos presentes nas minhas refeições que substituem a função da carne. Tanto como uma forma de diário semanal quanto para quem tiver curiosidade de saber exemplos de pratos vegetarianos cotidianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar aqui somente sobre assuntos relacionados ao artigo acima. Para deixar dicas, sugestões de temas, críticas e comentários em geral, use o Formulário de Contato.

ShareThis